Dia 8 de dezembro o Museu do Futebol, em São Paulo, será palco do lançamento do curta-metragem Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana. Após quase três anos do início do projeto, elaborado como conclusão do curso de Midialogia da Unicamp, o documentário chega ao grande público por meio da DNA Filmes, uma empresa do Grupo Muzy.

Durante o documentário os diretores Gustavo Leitão e Caetano Biasi abordam de maneira clara o período inovador e que foi além das quatro linhas, conhecido como Democracia Corinthiana. Nesta época, presidente, diretoria, jogadores e comissão técnica iniciaram um diálogo aberto, onde todos participavam das decisões do clube, tendo o mesmo “peso” no voto.

De acordo com Gustavo Leitão, o movimento, acaba ultrapassando a esfera esportiva e alcançando ares políticos em um momento delicado do país. “O time do povo, com uma das maiores torcidas do Brasil, começa a discutir a democracia e a colocar em debate o sentido da ditadura, utilizando o futebol como pano de fundo”, explica.

O filme conta com depoimentos de Sócrates, Wladimir, Zenon, Biro-Biro, Washington Olliveto, Juca Kfouri, Adilson Monteiro Alves, Waldemar Pires, Sérgio Scarpelli, Mário Travaglini, Prof. José Paulo Florenzano e Prof. Plínio Labriola.